Anuncie aqui

– eventos agrícolas – congressos – simpósios - outros


Canal Rural

Pecuária

Carregando...

14 de outubro de 2011

Área de cultivo de soja e algodão vai crescer na próxima safra no Piauí

Tendência é apontada no primeiro levantamento da safra 2011/2012 realizada pela Conab

A área de cultivo da soja deverá crescer de 4% a 6% e a do algodão de 22% a 36% na safra agrícola 2011/2012, segundo o primeiro levantamento da safra de grãos e oleaginosas realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Piauí. O levantamento identifica a intenção de plantio junto a produtores e órgãos de assistência técnica, principalmente nos cerrados, a região de maior produção do estado.

De acordo com a Conab, na safra 2010/2011, o plantio de soja no Piauí alcançou uma área de 383,6 mil hectares e a previsão inicial para a próxima safra é de que esta área fique entre 398,9 mil e 406,6 mil hectares. A de algodão, que na safra que se encerrou no mês de setembro, foi de 17,8 mil hectares, deverá ficar entre 21,7 mil e 224,2 mil hectares. As safras de arroz, feijão, mamona, milho e sorgo foram estimadas nos mesmos números registrados em 2010/2011, porque o período de plantio está distante.

Pelo levantamento inicial, a produção de soja no Piauí na próxima safra deverá ficar entre 1.156 milhão e 1.179 milhão de toneladas, crescimento entre 11,% e 3%. Para safra de algodão em caroço, a estimativa é de ela fique entre 74,9 mil e 83,5 mil toneladas, 11,3% a 24,1% a mais do registrado na safra anterior.

O chefe do Setor de Apoio à Logística de Oferta (Segeo) da Conab no Piauí, José Drummond de Carvalho, explica que o órgão atua de maneira conservadora nos primeiros levantamentos de safra e os números sofrerão grandes modificações ao longo do período de acompanhamento. “A Conab trabalha com a média obtida nas últimas cinco safras, levando em conta os avanços tecnológicos e as catástrofes climáticas”.

Segundo ele, somente nos meses de janeiro e fevereiro do próximo ano a Conab terá condições de informar com mais precisão o tamanho da área cultivada no estado e um resultado mais próximo da produção. Por se tratar do primeiro levantamento da safra 2011/2012, muitos fatores de produção podem influenciar tanto no aumento como na diminuição da safra.

A primeira pesquisa de campo para a próxima safra será realizada no final deste mês, com previsão de divulgação para o início de novembro. Os técnicos vão visitar as fazendas e conversar com os produtores. Também serão ouvidos técnicos de escritórios que trabalham no setor, dirigentes da Bunge e do IBGE.

180 Graus - PI

Nenhum comentário:

Notícias Agrícolas